Você sabe qual é a diferença e quais são as vantagens e desvantagens do Inbound e do Outbound Marketing? Qual você deve usar? Nós te explicamos.
Você já deve ter ouvido falar de Inbound Marketing, este é um conceito cada vez mais abordado e adotado pelas empresas. Também deve ter visto algo sobre Outbound Marketing, que assim como o Inbound, nada mais é do que uma forma de trabalhar as estratégias de marketing. Mas que formas são essas? Qual a definição e quais são as vantagens de cada uma? Este texto foi feito para responder essas e outras perguntas que você pode ter. Vamos lá?
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é a forma mais conhecida de se trabalhar as estratégias de marketing, ele também pode ser chamado de marketing tradicional. Ou seja, a estratégia é formada a partir do objetivo de conseguir clientes indo até eles e oferecendo produtos e serviços e não necessariamente criando um interesse autêntico.
Assim, o Outbound Marketing expandiu seu alcance principalmente através dos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, eventos, mala direta e muito mais! Mas isso não significa que ele não está presente no meio online, pelo contrário, possivelmente você já foi interrompido por anúncios enquanto assistia vídeos, já viu banners, pop-ups e vários outros anúncios outbound na internet.
Quais são as vantagens e as desvantagens do Outbound Marketing?
Entre as vantagens do Outbound Marketing, podemos citar a comunicação mais direta e em massa, os resultados mais imediatos, que também resultam em um retorno sobre o investimento (ROI) mais rápido.
Com relação às desvantagens do Outbound Marketing, o principal ponto negativo desta metodologia é o alto custo para se ter um retorno considerável, já que comerciais de televisão, anúncios de rádio e de jornais costumam ter um custo bem maior do que os conteúdos feitos na metodologia Inbound. Outro fator que também desfavorece o Outbound são as poucas possibilidades de coletar dados e gerar métricas, que são muito mais restritas do que no Inbound.
Algo que também deve ser avaliado sobre o Outbound é a repercussão do seu esforço de comunicação pelo tempo. Infelizmente, nesta metodologia, quando você para de investir, seus anúncios logo são removidos, enquanto os conteúdos produzidos para o Inbound permanecem e podem ser acessados a qualquer hora.
O que é Inbound Marketing?
No Inbound Marketing, a estratégia é criada a partir do objetivo de atrair o cliente, de despertar nele um interesse genuíno para que ele chegue até a empresa e solicite seus produtos ou serviços. Assim, esse é o marketing da atração.
Dessa forma, a comunicação do Inbound Marketing é mais indireta, e procura alcançar e atrair o cliente em uma “via dupla”, no qual este procura a empresa ao se interessar por algum material ou comunicação que ela fez. Essa interação gera uma relação entre as partes que se completa (se bem sucedida) no estabelecimento de uma relação comercial, como uma venda de produto ou contratação de serviço.
Esse tipo de marketing ganhou grande força no meio digital, diferentemente do Outbound, ele surgiu com a possibilidade de interação entre cliente e marca, proporcionada pelas redes sociais e pela produção de conteúdo facilitada por meio da internet, como exemplo os blogs, os artigos, os e-books e os vídeos que podem ser produzidos e postados com certa facilidade quando comparados aos anúncios da mídia offline.
Quais são as vantagens e as desvantagens do Inbound Marketing?
Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é o seu valor de investimento, normalmente, muito menor do que do Outbound. Isso se deve ao tipo de conteúdo e publicação, já que se trata de blogs, e-books, conteúdos e interações via redes sociais, entre outros que possuem o custo muito menor quando comparados a anúncios de televisão, rádio ou jornal.
Outro ponto positivo, é a forma de contato que você estabelecerá com o seu público. Ao invés de ser algo “invasivo”, o lead (possível cliente) se interessará pelo o que a sua marca tem a oferecer e tomará a iniciativa, gerando uma conexão espontânea. Além disso, o Inbound Marketing também permite acompanhamento dos resultados em tempo real e a possibilidade de alterar a estratégia imediatamente caso seja necessário.
Contudo, o Inbound também tem desvantagens, a principal delas é o tempo necessário para que o lead avance no funil de compra até se tornar um cliente. Normalmente o ROI (retorno sobre investimento) vem a longo prazo, o que pode ser um problema para empresas que buscam um retorno imediato para seus esforços de comunicação.
Qual devo usar na minha empresa?
Agora, você deve estar se questionando qual forma de trabalhar as estratégias de marketing é a melhor a ser adotada pela sua empresa. A resposta é ambas juntas. As duas metodologias podem se complementar para alavancar o seu negócio. A pergunta que você se deve fazer é como mesclar as duas para gerar maior efetividade.
O Outbound pode colaborar com um funil em Y, já que e-mails do Outbound, por exemplo, podem reforçar o interesse estimulado pelos conteúdos e páginas de conversão do Inbound. Todo esse trabalho será melhor se feito por uma equipe especializada e com ferramentas e plataformas adequadas para captação e disparo de e-mails, criação de landing pages, pop-ups e muito mais! O ideal é que você consulte uma agência de marketing digital.
Uma agência te ajudará a avaliar seu ROI e o seu público, estudando onde este poderá ser atingido, de que forma e com quais tipos de conteúdo. Além disso, uma agência especializada já terá toda a equipe e as ferramentas necessárias para a execução das tarefas e te auxiliará de acordo com o seu orçamento. E então, decidido(a) a alavancar os resultados da sua empresa?