O marketing digital é provido de diversas estratégias. Em muitas delas, se usa o conteúdo de qualidade para atrair e converter leads. Mas não se trata apenas de atrair novos consumidores, pode ser utilizado como uma estratégia de branding. É uma ótima forma de reforçar a sua marca, oferecendo algo interessante e que tenha uma relação com a sua identidade.
O que é o Infográfico?
O infográfico é um tipo de conteúdo rico. É um material informativo, que pode utilizar textos, imagens, gifs etc. É bastante visual, então o design é mais dinâmico, o que faz com que o conteúdo fique fácil de ler e entender.
Pode ser estático ou animado. Na maioria das vezes, são estáticos, com alguns blocos de texto pequenos, mas que contém informações relevantes.
Por conter um design dinâmico, é muito útil para chamar a atenção do seu público. Geralmente, é mais utilizado para captar leads de topo de funil.
Tipos de Infográfico
Estáticos
Os Infográficos estáticos são bem comuns. Você já deve ter visto em jornais e revistas. É uma forma dos impressos deixarem informações massivas mais dinâmicas e didáticas.
Uma revista que é referência em Infográficos é a Superinteressante. Eles geralmente apresentam – agora digitalmente, não de forma impressa – dados históricos ou científicos em forma de Infográficos. É uma maneira de deixar informações mais atrativas e gerar um conhecimento.
Animados
Podem ser GIFs, animações, qualquer recurso visual animado. É muito utilizado para demonstrar dados de crescimento de números e corridas políticas.
Entretanto, podem ser utilizados para diversos assuntos. Animações têm a tendência de gerar mais engajamento em redes sociais. Principalmente GIFs que explicam algum assunto, geralmente têm uma alta taxa de compartilhamento.
Interativos
Esse tipo de Infográfico é tecnicamente mais avançado. É um pouco mais complicado de gerá-lo, mas é possível e bem atrativo para o leitor. O próprio usuário manipula o conteúdo e vai descobrindo as informações por conta própria.
Infográfico x E-book
Ambos são conteúdos ricos, destinados a públicos específicos. Mas existem diversas diferenças entre os produtos.
- Conteúdo: E-books costumam ter conteúdos mais densos do que Infográficos.
- Tipo de design: O design do Infográfico é um pouco mais dinâmico do que o de E-books. Os E-books focam em ter o conteúdo quase todo em textos, já os Infográficos prezam por recursos visuais.
- Compartilhamento: os Infográficos, por serem de leitura fácil e atrativos, são mais passíveis de compartilhamento. Os E-books, por serem mais profundos, são mais compartilhados entre pessoas de um meio específico.
- Funil: pensando em funil de vendas, o Infográfico é um conteúdo mais para o topo. Já o E-book pode ser uma estratégia mais voltada ao meio e fundo.
Comparando desta forma, pode parecer que o Infográfico tem mais vantagens. Mas cada produto tem uma função no Marketing Digital e seus devidos benefícios. Tudo depende do seu cenário, objetivo, público-alvo e estratégia.
Qual a importância do Infográfico?
Infográficos geram um aumento de tráfego em seu site. Especialistas na área acreditam que esse aumento chegue a cerca de 12%. É um tipo de conteúdo que tem a possibilidade de viralizar. Por isso, sua marca pode atingir mais pessoas.
Pode ser utilizado como estratégia de branding. Você pode utilizar Infográficos para reforçar a imagem de sua marca e fidelizar os usuários que já são seus clientes. Não é o uso mais comum dessa ferramenta, mas é outra maneira de utilizá-la.
Como fazer um Infográfico?
É complicado dar uma receita para quem quer fazer um Infográfico. Mas existem alguns passos que todos devem tomar.
Defina um objetivo
É necessário pensar para quê esse conteúdo será gerado e veiculado. Quem você deseja atingir com ele? Quais são suas metas a respeito deste Infográfico?
Determine seu público-alvo
A partir das suas metas e objetivos, deve-se definir seu público-alvo. Pode considerar diferentes quesitos para estabelecer o público, como profissões, faixa etária etc.
Onde será veiculado o material?
A plataforma a qual irá veicular o seu conteúdo se relaciona diretamente ao seu público-alvo. Você precisa entender do seu público para esta estratégia. É necessário saber quais veículos utilizar para atingir essas pessoas e gerar engajamento.
Qual o assunto a ser abordado?
A partir da denominação de seu público-alvo, além da plataforma, você precisa definir o assunto do Infográfico. Precisa ser algo relevante para despertar o interesse e engajamento do seu público.
Pesquise
A partir dessa fase, passa de ser planejamento para começar a realmente fazer o Infográfico. Comece pesquisando tudo a respeito do assunto que será abordado. Quanto mais fontes – confiáveis – melhor.
Inclua na sua pesquisa artigos, imagens, sites especializados no assunto, tudo o que possa te fornecer informações essenciais do assunto. Além disso, faça um trabalho de verificação para não disseminar fake news.
Comece a fazer um rascunho
Lembre-se que os Infográficos contém informações relevantes. Portanto, selecione dentro da sua pesquisa o conteúdo mais relevante possível dentro da sua abordagem.
Pense no seu público-alvo. O que mais chamaria a atenção das pessoas que você almeja atingir? Faça um rascunho com essas informações, em blocos pequenos de textos com a ideia de ser algo inédito.
Aproveite para estruturar onde cada elemento deverá se encaixar. Se for necessário, faça um desenho para visualizar melhor seu quase Infográfico.
Crie o seu Infográfico
Agora, é o momento de colocar em prática o seu esboço. Lembre-se de deixar o design dinâmico, que mantenha o fluxo natural da informação. Não jogue tudo de qualquer jeito, sem nexo e priorize fontes de boa legibilidade. Deve ser uma leitura fácil, intuitiva e clara.
Não se esqueça de incluir elementos visuais como imagens, ilustrações, ícones, GIFs. Elementos visuais são extremamente bem-vindos em Infográficos.
É interessante utilizar cores relacionadas à sua marca. Isso acaba gerando uma conexão entre conteúdo e marca.
Algumas pessoas gostam de colocar no rodapé as principais fontes utilizadas para produzir o conteúdo. Isso é opcional, mas pode ser interessante de incluir.
Revise
Achou que já seria o momento de veicular? Nada disso. Revise o seu Infográfico. Cheque os dados, a ortografia, se está visualmente agradável, fácil de compreender.
Um ponto a se atentar é se ele consegue ter um bom desempenho em dispositivos diferentes.
Atinja seu público-alvo
Pronto! Agora que tudo está de acordo, pode direcionar o seu Infográfico à sua persona. Tente promover ao máximo o seu conteúdo para atingir seus objetivos.
Fique atento ao desempenho dessa estratégia e, se for necessário, mude um pouco seus métodos de agir.
Lembre-se: não existe um padrão de certo ou errado. Crie um conteúdo de acordo com a sua estratégia e público-alvo. Ofereça de uma forma atrativa, gere engajamento e considere os indicadores.