Long Tail Keywords são fundamentais para destacar sua empresa nas plataformas de busca. Quer saber como?

Você sabe o que é uma Long Tail Keyword (Palavra-chave de Cauda Longa) e qual a importância dela? Esse tipo de palavra-chave pode ser muito útil para complementar sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e potencializar sua chance de ser encontrado nos buscadores! E vamos te mostrar o porquê.

Palavras-chave de Cauda Longa ou Long Tail Keywords, como geralmente são chamadas, são basicamente palavras-chave com três ou mais termos, ou seja, consideradas grandes (“de cauda longa”) e com potencial de busca. Esse modelo de palavra-chave é geralmente usado dentro de estratégias de SEO e de Marketing Digital, sabe por que?

Em um mercado competitivo e com vários players, é de se esperar que a concorrência invista em estratégias de comunicação, como o conteúdo produzido em blogs, por exemplo. Existe cada vez mais empresas fazendo conteúdo relevante e sobre assuntos diversos, com inúmeras palavras-chaves que devem ser identificadas pelos buscadores para que estes possam entender e decidir quais são os resultados mais relevantes a serem apresentados nas milhares de buscas feitas todos os dias na internet.

E é aí que entra a palavra-chave de cauda longa! Esse tipo de keyword é menos pesquisado nos buscadores quando comparada a Short Tail Keyword (ou seja, palavra-chave de um termo) e a Mid Tail (de dois termos), mas ao mesmo tempo, traz um público muito mais qualificado, que já pesquisou precisamente o que deseja. Vamos listar alguns exemplos que podem facilitar o entendimento.

  • Palavra chave de cauda curta: sandália (1 termo);
  • Palavra chave de cauda longa: sandália salto preta feminina (4 termos);
  • Palavra chave de cauda média: camiseta masculina (2 termos);
  • Palavra chave de cauda longa: camiseta masculina gola v preta (4 termos);
  • Palavra chave de cauda curta: sabonete (1 termo);
  • Palavra chave de cauda longa: sabonete hidratante neutro (3 termos).

As palavras-chaves de cauda longa recebem menos pesquisa, mas ao mesmo tempo têm uma potência de conversão muito maior – tanto para clique, quanto para fechamento de compra – além de facilitar a construção de autoridade em nichos específicos. É válido lembrar também que palavras-chaves maiores e específicas tem uma concorrência menor quando comparada aos demais tipos de palavras-chaves (até por isso, sua taxa de conversão é maior também), facilitando que seu link seja apresentado na primeira página dos buscadores.

Portanto, se você deseja ter leads mais qualificados, que fazem buscas específicas e tem maior potencial de conversão, você deve levar em consideração a utilização de Long Tail Keywords em suas estratégias de SEO e de Marketing Digital. E nós vamos te mostrar como você pode fazer isso!

Como muito provavelmente você já sabe, SEO se trata de uma metodologia de produção de conteúdo, em blogs e sites, com a intenção de melhorar o posicionamento destes no ranqueamento dos buscadores, ou seja, é a forma de fazer com que o seu site seja um dos primeiros apresentados (de forma orgânica) quando alguém faz pesquisas relacionadas ao seu trabalho, serviço ou aos produtos que você vende.

A estratégia de SEO da sua empresa pode ser feita de diversas formas em diversos canais, como no blog ou no site institucional da sua marca. Nestes canais, você deve usar as palavras-chaves de cauda longa, mas antes de fazer isso, é necessário saber qual a palavra-chave certa para seu público. 

Para essa finalidade, existem diversas ferramentas disponíveis na internet que facilitam muito o entendimento das melhores keywords a serem adotadas. Essas ferramentas monitoram o comportamento dos navegadores, avaliam quais são as palavras-chaves com mais e menos buscas, quais são mais concorridas e quais tem maior potencial de conversão. Vamos pontuar abaixo algumas destas ferramentas:

  • Google Keyword Planner:
    • Esta plataforma gratuita oferecida pela Google é a mesma que faz a pesquisa de palavras-chaves para o Google Ads. É um primeiro passo para quem deseja começar a pesquisar, já que não oferece informações tão completas.
  • SEM Rush:
    • Se trata de uma ferramenta completa, e por isso paga, mas é impressionante a exatidão que esta plataforma oferece, ela gera absolutamente todas as informações necessárias para entender qual a melhor palavra-chave para o seu negócio.
  • Ubersuggest:
    • Ferramenta ótima para você entender qual a dificuldade de pesquisa de cada palavra-chave e qual o tráfego de cada uma. Felizmente ela permite que se faça um certo número de pesquisas gratuitas por dia.
  • Answer The Public:
    • Ideal para avaliar palavras relacionadas, suas derivações e o potencial de busca delas, sendo muito útil para ter insights sobre novas palavras-chaves de cauda longa.

Tendo feito a pesquisa, é hora de aplicá-la! Para que funcione em SEO, você deve usá-las em sua produção de conteúdo de blog e em seu site, empregando as técnicas necessárias para a potencialização da palavra-chave. O mesmo deve ser feito com o Marketing Digital, você deve utilizar as palavras quando for montar sua campanha dentro das ferramentas de marketing, como o Google Ads.

Como deu para perceber, as palavras-chaves de cauda longa são muito importantes para fazer uma estratégia de comunicação eficiente para o seu público. Lembre-se, então, de realizar uma pesquisa aprofundada sobre keywords, avaliar quais são as melhores para o seu negócio e aplicá-las de forma eficaz. Nós, da NewDS, somos especialistas em SEO e Marketing Digital e temos as competências necessárias para te auxiliar em suas estratégias de comunicação, inclusive quando se trata de Long Tail Keywords. E aí, vamos juntos nessa?